O que está acontecendo com Battlefield 2042?

 


A ATUALIZAÇÃO 7.2 DE O que está acontecendo com Battlefield 2042?: DESCENDO O RITMO E RECUPERANDO A IDENTIDADE


O que está acontecendo comBattlefield? Vou comentar sobre a atualização 7.2, especificamente no tópico que está tentando desacelerar o ritmo do jogo nesse final de conteúdo. Dois principais pontos: primeiro, estão diminuindo o tempo de reparo da habilidade Reparo Sistemática dos veículos, está levando um pouco mais de tempo para reparar e um pouco e repara um pouco menos de vida. E o nerf que o Mak levou, ele continua sendo o melhor especialista do jogo através da sua habilidade ágil, que faz com que quando ele está atirando e mirando, se movimente mais rápido, cerca de 25% mais rápido em relação aos outros especialistas. A Dice fez tudo isso justamente com esse objetivo de desacelerar o jogo e falou isso na nota de atualização.


Eu sou veterano da franquia Battlefield, jogo desde 1942. Joguei bastante quase todos os jogos. Battlefield 1942, enfim, uns e outros eu não joguei, mas a maior parte dos jogos da franquia eu estive presente. Estou passando esse currículo para vocês entenderem que eu não sou novato no Battlefield. Não jogo Battlefield desde Battlefield 3 ou Battlefield 1, jogo Battlefield desde 1942, com um ou outro jogo não jogado. Para com isso de conversa, o Battlefield nunca foi um simulador de guerra, nunca tentou ser e nem vai ser. Mas ele sempre teve um ritmo mais arcádio, sempre teve um bom equilíbrio entre a ação frenética e a estratégia.


Eu lembro antigamente da estamina em jogos anteriores, lá do Battlefield 2, 2142, que ilustrava como o ritmo do jogo era mais estratégico, com jogadores precisando se movimentar de forma mais planejada. Porque essa mecânica, além de promover um ritmo mais lento, incentivava o uso de táticas e a importância de cobertura, elementos que ficaram completamente em segundo plano no Battlefield 2042. Eu acrescento que isso vem acontecendo desde Battlefield 3, quando tinha a mecânica da estamina. Você não conseguia sair da bandeira X para a Y correndo como hoje, como era na época do Battlefield 3. Então, você tinha que pensar melhor como chegar de um ponto A a um ponto B usando a corrida, porque não podia correr infinitamente.


Por que citei o Battlefield 3? Porque foi justamente quando a franquia abraçou um ritmo mais ágil e imersivo, que se tornou a norma em jogos de tiro em primeira pessoa lá na época de 2011. Battlefield 3 praticamente definiu o que é o jogo de primeira pessoa hoje em dia, o que vemos na maior parte dos jogos. Essa mudança lá em 2011 foi bem recebida pela comunidade. Porém, considero que Battlefield 2042 foi um pouco longe demais com a velocidade e a individualidade, perdendo um pouco da identidade da franquia. A ênfase em slides e outros movimentos extremamente rápidos, como até o bunny hop, além de diminuir o tempo de regeneração dos veículos com o Reparo Sistemático, cria uma experiência superficial e pouco estratégica. Isso reforça, junto com o design dos especialistas, um ambiente mais individualista. Você não encontra o mesmo nível de trabalho em equipe em Battlefield 2042 como nos anteriores.


Minha opinião é que essa mudança na jogabilidade tem ocorrido de jogo para jogo. Critico mecânicas como o bunny hop, por exemplo. No Battlefield 4, havia o "zozo", um glitch onde você conseguia bugar a doll e não levava tiro durante o movimento. Isso foi amplamente utilizado na época do competitivo porque estava lá e era para ser usado. O bunny hop no Battlefield 2042 não chega a ser um glitch, mas é uma mecânica que incentiva movimentos rápidos e desconexos. Para um jogo como Battlefield, isso parece ridículo, porque a possibilidade de bunny hop torna a movimentação mais próxima de Call of Duty e prejudica a fluidez da batalha.


A experiência de usar veículos, que é um dos pontos fortes da franquia, também ficou comprometida no Battlefield 2042, com a rápida regeneração, incentivando táticas agressivas e eliminando a necessidade de planejamento estratégico. A nova movimentação exige mais habilidade e cria uma distinção clara entre jogadores casuais e habilidosos, mas acredito que Battlefield tem espaço para reduzir essa movimentação mais cartunesca e se concentrar em um estilo que combine ação frenética com estratégia. Os campeonatos na época do Battlefield 3 mostravam esse equilíbrio, onde era necessário segurar posições e usar o cenário estrategicamente.


Outro exemplo é a movimentação do Battlefield 5, que representa o ápice de uma movimentação mais realista e fluída, mantendo a jogabilidade arcade. Battlefield 5, para mim, é exemplar e deveria ser o padrão para os próximos jogos da franquia. Sempre haverá aqueles que não interpretam bem o que é dito e dirão que quero um Battlefield mais lento e hardcore. Não é isso. Battlefield tem uma identidade forte e muitos exemplos dentro da franquia mostram como ele pode mesclar ação frenética com elementos estratégicos sem perder a adrenalina das explosões e momentos épicos.


Não acho que Battlefield deve se tornar um simulador como Hell Let Loose ou Squad, ou mesmo algo próximo ao Insurgency, que tem uma pegada mais hardcore. O que diferencia Battlefield de outros jogos no mercado é justamente o equilíbrio entre os dois mundos. Battlefield 2042 inclinou-se demais para o lado arcade, com foco em movimentos ágeis e frenéticos. Isso resultou em críticas de perda de identidade e de ser um dos piores Battlefields já feitos.


Espero que a Dice encontre um equilíbrio entre a ação arcade e o trabalho em equipe nos próximos jogos da franquia, buscando um ritmo mais estratégico e menos individualista. A atualização 7.2 é um passo positivo na direção de resgatar a identidade da franquia. Battlefield sempre teve um bom equilíbrio entre ação e estratégia, e Battlefield 2042, com suas mecânicas extremamente rápidas e individualistas, perdeu um pouco dessa essência.


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